… ir ao psicólogo? Não sou maluco! (Mas trata do resto do seu corpo não trata?)

A decisão de marcar uma consulta de Psicologia nem sempre é a mais fácil pois está associada à crença de que a pessoa não está ‘maluca’ e recorrer ao psicólogo é para os ‘malucos’ e fracos. Esta decisão também é válida caso tenha filhos, pois por vezes não gosta que se saiba que este vai a um psicólogo e saia com um “rótulo”.
A questão é que um acompanhamento psicológico corresponde a um encontro com uma pessoa que precisa resolver um problema específico na sua vida e não o consegue fazer sozinha neste momento. A finalidade do processo terapêutico é dotar a pessoa de recursos internos para que consiga optimizar a sua vida e melhorar o seu bem-estar.
Um amigo pode ter uma palavra simpática para o ajudar? Pode ter conselhos para como resolver os problemas dentro da sua família? Pois pode, e que maravilha! Há sempre esse amigo nas nossas vidas. No entanto, não substitui a relação que se cria com um profissional de saúde.
Isto gera um impasse: sabe que precisa de ajuda, sabe que algo se passa mas tem medo de ir falar com um “estranho”.
Se desmistificar a questão, pense comigo: você vai ao dentista, ao nutricionista, ao cardiologista, ao pediatra, ao oftalmologista, e se for preciso o seu PT também lhe dá umas dicas. Trata dos seus dentes, pele, olhos e de outros problemas físicos…. Mas algures pelo caminho esquece-se de que cuidar das suas emoções e dos sentimentos deveria ser tão comum como recorrer a outro profissional de saúde.
No caso das crianças, estas exprimem estas sensações através das birras, raiva, medos, pois não conseguem ainda comunicar que precisam de ajuda por frases completas.
Todos precisamos do equilíbrio entre o corpo e a mente
.

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s